Projeto de Lei Ordinária nº 51 de 25 de Novembro de 2022
JUSTIFICATIVA
O presente Projeto de Lei institui, na Câmara Municipal de Juína/MT, a forma de pagamento de despesas pelo regime de adiantamento, com fundamento nos artigos 68 e 69 da Lei Federal nº 4.320, de 17 de março de 1964.
A norma objetiva revisar e atualizar as regras para o caso de despesas realizadas pelos servidores e vereadores fora ou dentro do âmbito da Câmara Municipal de Juína pelo regime de adiantamento para compras e serviços para atender urgência, emergência ou situação extraordinária, que possam vir a resultar eventuais prejuízos ao funcionamento, material de consumo imediato e despesas miúdas e de pronto pagamento.
Ademais a criação da mencionada lei serve para dirimir quaisquer conflitos quanto aos prazos e formas de solicitação de adiantamento de numerário para cobertura das despesas por ela prevista, bem como a correta prestação de contas, a fim de atualizar e ampliar o rol das hipóteses previstas lei antiga.
Assim, com o intuito de modernizar todo o sistema de adiantamento de despesas, enfocando na transparência e na evolução social é que se propõe esta nova lei que vem revogar a anterior.
Assim, é indispensável aprovação de Lei no âmbito do Poder Legislativo em prol da legalidade e transparência nas contas públicas.
Encaminha-se o presente projeto que se espera seja devidamente apreciado e acolhido pelos nobres Vereadores.
Sala das Sessões, Plenário Henrique Simionatto, 24 de novembro de 2022.
ZULMAR CURZEL LUÍZA MONTEIRO BÖER
PRESIDENTE 1º SECRETÁRIA
AILTON BARBOSA DE OLIVEIRA
2º SECRETÁRIO
ANEXO I – COMUNICAÇÃO INTERNA REQUISITÓRIA
REQUERIMENTO DE ADIANTAMENTO Nº ____/_______ |
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DADOS DO REQUISITANTE/RESPONSÁVEL |
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Nome: |
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Cargo: |
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Nº da Matrícula: |
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DADOS DA DESPESA |
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TIPO DE DESPESA: CLASSIFICAÇÃO E DESCRIÇÃO/DOTAÇÃO:
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VALOR: R$ ___________ (__________________________________________________________________) |
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PERÍODO DE APLICAÇÃO: ___/___/______ a ___/___/______. PRAZO PARA COMPROVAÇÃO: ___/___/______ a ___/___/______. |
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DESCRIÇÃO DA DEMANDA (MOTIVAÇÃO, JUSTIFICATIVA, HIPÓTESES DE SOLUÇÃO, ANÁLISE DE CUSTO-BENEFÍCIO) Ex.: “Solicito de Vossa Excelência a liberação de um adiantamento no valor de R$_____ (________), para atender despesas de _______especificadas no artigo 5°, incisos I a IV, da Lei Municipal ______ de ___/___/____, em meu nome. O valor se destinará a _______________ (especificar os motivos do adiantamento), para ser aplicado no prazo de ____ (____) dias.” Descrever as hipóteses de solução, o porquê da escolha e referida análise custo-benefício (O que? Porque? Para quê? Qual o problema a ser resolvido? Como pode ser resolvido? ...)
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Observações:
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SOLICITAÇÃO |
| AUTORIZAÇÃO |
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Data: ____/___/____
______________________________ Assinatura do responsável |
Data: ________/_______/_________
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Ciente: _________________________________________ Assinatura do ordenador de despesas (com carimbo) | ___________________________________________ Assinatura do ordenador de despesas (com carimbo) |
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ANEXO II – RELATÓRIO DE APRESENTAÇÃO
PRESTAÇÃO DE CONTAS DO ADIANTAMENTO Nº _____/______ |
Do requisitante/responsável _______________________________
Ao Setor de Contabilidade
Senhor Contador (a):
Nos termos do Capítulo VII – Da Prestação de Contas, da Lei nº ........... de ............./ ............./ ............. apresento a V.Sa., a prestação de contas relativa ao adiantamento recebido através do Comunicação Interna Requisitória nº ............., de ............./ ............./ ............., Nota de Empenho nº ............., Nota de Anulação nº.............. (quando houver).
Outrossim, a presente prestação de contas é composta dos seguintes documentos anexos:
a) Balancete de prestação de contas;
b) Relação dos documentos de despesa;
c) Cópia comprovante de restituição do saldo não utilizado (quando houver);
d) Cópia da nota de empenho;
e) Cópia da nota de anulação (quando houver);
f) Documentos das despesas realizadas, conforme dispõe os incisos IV, VII e VIII do art. 31 da Lei Municipal nº .........., numerados de 01 a .......
Juína/MT, _______ de ______________ de _________.
_______________________
Responsável pelo adiantamento
ANEXO III – BALANCETE DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
REFERENTE AO ADIANTAMENTO Nº _____/_______ | ||
Adiantamento entregue em:____/_____/_____. Servidor: _____________________________ Período de Aplicação: de ____/____/____ a ____/____/____. | ||
HISTÓRICO | CRÉDITO | DÉBITO |
1.Valor recebido ................................ | R$ 0,00 |
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2.Despesas realizadas, conforme comprovantes anexos, rubricados e numerados de 01 até ( )............... |
| R$ 0,00 |
3.Saldo não utilizado, recolhido conforme comprovação de restituição |
| R$ 0,00 |
TOTAIS | R$ 0,00 | R$ 0,00 |
Data: ____/____/____
______________________
Responsável pelo Adiantamento
Esta prestação de contas deu entrada no Setor de Contabilidade em: ___/____/____. Certificamos haver examinado a presente prestação de contas encontrando-a exata. Opinamos pela sua aprovação. Setor de Contabilidade, em:___/____/____. _________________ Contador | |
Parecer da auditoria interna Auditoria, em: ____/____/_____ | _______________________ Controlador(a) interno |
Aprovada: ( ) sim ( ) não Observação: Data:____/____/_____.
| ________________ Presidente |
ANEXO IV – RELAÇÃO DOS DOCUMENTOS DE DESPESAS
REQUERIMENTO DE ADIANTAMENTO Nº ____/_______ |
Art. 31 da Lei Municipal n.º____/___
Requisitante/responsável: ____________________________
Ato concessório: CI n.º ______/_____ de:_____/_______/______.
Período de aplicação: de ______/______/______ a ______/_____/_____.
Art. 31, incisos IV, VII e VIII da Lei Municipal n.º _________ de ___/___/___
DATA | DOCUMENTO | Nº DO DOCUMENTO | RAZÃO SOCIAL | LOCAL | VALOR (EM R$) |
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| R$ 0,00 |
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Total |
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OBS.
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Juína/MT____/____/____.
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Assinatura do responsável