Projeto de Lei Ordinária nº 51 de 25 de Novembro de 2022
JUSTIFICATIVA
O presente Projeto de Lei institui, na Câmara Municipal de Juína/MT, a forma de pagamento de despesas pelo regime de adiantamento, com fundamento nos artigos 68 e 69 da Lei Federal nº 4.320, de 17 de março de 1964.
A norma objetiva revisar e atualizar as regras para o caso de despesas realizadas pelos servidores e vereadores fora ou dentro do âmbito da Câmara Municipal de Juína pelo regime de adiantamento para compras e serviços para atender urgência, emergência ou situação extraordinária, que possam vir a resultar eventuais prejuízos ao funcionamento, material de consumo imediato e despesas miúdas e de pronto pagamento.
Ademais a criação da mencionada lei serve para dirimir quaisquer conflitos quanto aos prazos e formas de solicitação de adiantamento de numerário para cobertura das despesas por ela prevista, bem como a correta prestação de contas, a fim de atualizar e ampliar o rol das hipóteses previstas lei antiga.
Assim, com o intuito de modernizar todo o sistema de adiantamento de despesas, enfocando na transparência e na evolução social é que se propõe esta nova lei que vem revogar a anterior.
Assim, é indispensável aprovação de Lei no âmbito do Poder Legislativo em prol da legalidade e transparência nas contas públicas.
Encaminha-se o presente projeto que se espera seja devidamente apreciado e acolhido pelos nobres Vereadores.
Sala das Sessões, Plenário Henrique Simionatto, 24 de novembro de 2022.
ZULMAR CURZEL LUÍZA MONTEIRO BÖER
PRESIDENTE 1º SECRETÁRIA
AILTON BARBOSA DE OLIVEIRA
2º SECRETÁRIO
ANEXO I – COMUNICAÇÃO INTERNA REQUISITÓRIA
REQUERIMENTO DE ADIANTAMENTO Nº ____/_______  | 
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DADOS DO REQUISITANTE/RESPONSÁVEL  | 
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Nome:  | 
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Cargo:  | 
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Nº da Matrícula:  | 
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DADOS DA DESPESA  | 
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TIPO DE DESPESA: CLASSIFICAÇÃO E DESCRIÇÃO/DOTAÇÃO: 
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VALOR: R$ ___________ (__________________________________________________________________)  | 
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PERÍODO DE APLICAÇÃO: ___/___/______ a ___/___/______. PRAZO PARA COMPROVAÇÃO: ___/___/______ a ___/___/______.  | 
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DESCRIÇÃO DA DEMANDA (MOTIVAÇÃO, JUSTIFICATIVA, HIPÓTESES DE SOLUÇÃO, ANÁLISE DE CUSTO-BENEFÍCIO) Ex.: “Solicito de Vossa Excelência a liberação de um adiantamento no valor de R$_____ (________), para atender despesas de _______especificadas no artigo 5°, incisos I a IV, da Lei Municipal ______ de ___/___/____, em meu nome. O valor se destinará a _______________ (especificar os motivos do adiantamento), para ser aplicado no prazo de ____ (____) dias.” Descrever as hipóteses de solução, o porquê da escolha e referida análise custo-benefício (O que? Porque? Para quê? Qual o problema a ser resolvido? Como pode ser resolvido? ...) 
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Observações: 
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SOLICITAÇÃO  | 
 
 
 
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 Data: ____/___/____ 
 
 
 ______________________________ Assinatura do responsável  | 
 
 
 Data: ________/_______/_________ 
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Ciente: _________________________________________ Assinatura do ordenador de despesas (com carimbo)  | ___________________________________________ Assinatura do ordenador de despesas (com carimbo)  | 
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ANEXO II – RELATÓRIO DE APRESENTAÇÃO
PRESTAÇÃO DE CONTAS DO ADIANTAMENTO Nº _____/______  | 
Do requisitante/responsável _______________________________
Ao Setor de Contabilidade
Senhor Contador (a):
Nos termos do Capítulo VII – Da Prestação de Contas, da Lei nº ........... de ............./ ............./ ............. apresento a V.Sa., a prestação de contas relativa ao adiantamento recebido através do Comunicação Interna Requisitória nº ............., de ............./ ............./ ............., Nota de Empenho nº ............., Nota de Anulação nº.............. (quando houver).
Outrossim, a presente prestação de contas é composta dos seguintes documentos anexos:
a) Balancete de prestação de contas;
b) Relação dos documentos de despesa;
c) Cópia comprovante de restituição do saldo não utilizado (quando houver);
d) Cópia da nota de empenho;
e) Cópia da nota de anulação (quando houver);
f) Documentos das despesas realizadas, conforme dispõe os incisos IV, VII e VIII do art. 31 da Lei Municipal nº .........., numerados de 01 a .......
Juína/MT, _______ de ______________ de _________.
_______________________
Responsável pelo adiantamento
ANEXO III – BALANCETE DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
REFERENTE AO ADIANTAMENTO Nº _____/_______  | ||
Adiantamento entregue em:____/_____/_____. Servidor: _____________________________ Período de Aplicação: de ____/____/____ a ____/____/____.  | ||
HISTÓRICO  | CRÉDITO  | DÉBITO  | 
1.Valor recebido ................................  | R$ 0,00  | 
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2.Despesas realizadas, conforme comprovantes anexos, rubricados e numerados de 01 até ( )...............  | 
  | R$ 0,00  | 
3.Saldo não utilizado, recolhido conforme comprovação de restituição  | 
  | R$ 0,00  | 
TOTAIS  | R$ 0,00  | R$ 0,00  | 
Data: ____/____/____
 ______________________
Responsável pelo Adiantamento
Esta prestação de contas deu entrada no Setor de Contabilidade em: ___/____/____. Certificamos haver examinado a presente prestação de contas encontrando-a exata. Opinamos pela sua aprovação. Setor de Contabilidade, em:___/____/____. _________________ Contador  | |
 Parecer da auditoria interna Auditoria, em: ____/____/_____  | _______________________ Controlador(a) interno  | 
Aprovada: ( ) sim ( ) não Observação: Data:____/____/_____. 
  | ________________ Presidente  | 
ANEXO IV – RELAÇÃO DOS DOCUMENTOS DE DESPESAS
REQUERIMENTO DE ADIANTAMENTO Nº ____/_______  | 
Art. 31 da Lei Municipal n.º____/___
Requisitante/responsável: ____________________________
Ato concessório: CI n.º ______/_____ de:_____/_______/______.
Período de aplicação: de ______/______/______ a ______/_____/_____.
Art. 31, incisos IV, VII e VIII da Lei Municipal n.º _________ de ___/___/___
DATA  | DOCUMENTO  | Nº DO DOCUMENTO  | RAZÃO SOCIAL  | LOCAL  | VALOR (EM R$)  | 
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  | R$ 0,00  | 
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Total  | 
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OBS. 
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Juína/MT____/____/____.
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Assinatura do responsável